É composto por 24 alunos que executam os mais variados instrumentos: Fuzileiros, Surdos(grande, médio e pequeno), caixas, repiques, pratos, metalafones e ganzéis.
Os ritmos são do estilo 'marcha' e apresentam diferentes variações aumentando o grau de dificuldade gradativamente.
A prática em conjunto pe de grande valia para enrequecimento global do indivíduo em qualquer processo. Podemos salientar o desenvolvimento da atenção da concentração, desenvolvem o senso ritmo e melódico, a acuidade auditiva e a percepção musical, além de acentuar o espírito de cooperativismo.
CORAL
Composto por 22 alunos que interpretam um repertório diversificado e clético.
O canto coral proporciona aos alunos o contato com elementos básicos da linguagem musical, desenvolvendo assim a sensibilidade musical, promove a socialização, discilplina pessoal e grupal, contribui para o enrequecimento cultural do indivíduo, despertando o seu gosto pela música e ampliando o repertório musical.
FLAUTA
Composto por 15 alunos com aulas duas vezes por semana, o grupo tem a oportunidade de desenvolver a musicalidade, sendo esta uma das tarefas mais importantes do estudo de um instrumento musical. Mas é também através do instrumento que se adquire conhecimento de conceitos e conteúdos da linguagem musical.
A flauta estimula além de vários fatores, a afinação, o senso rítmico e melódicos, a acuidade auditiva e a percepção musical.
TAIKO
Buscando oportunizar aos alunos da APAE de Sertanópolis o contato com outras culturas e o conhecimento da arte do Taiko, o setor de Música da escola através da professora Francislene Sabaine Ramos Salmen entrou em contato com o Sr. Silvio Maraguchi, um dos responsáveis pelo seu grupo Ishindaiko, afim de que o projeto do Taiko na APAE fosse realizado.
Então, em março de 2007 um grupo de 7 alunos começou a participar das aulas do professor Hugo Naoki Murakami, proporcionando-s assim conhecimentos básicos do Taiko.
O projeto Taiko tem sido de grande valia para os alunos, os mesmos que em tão pouco tempo, conseguiram superar seus limites e demonstrar para a sociedade a capacidade de adquirir novas habilidades.